A acessibilidade na escola é um tema muito importante. Conforme a Constituição Federal Brasileira, no artigo 208, é dever do Estado prover o amparo educacional especializado às pessoas com necessidades especiais. Porém, mesmo com as Leis e concientização de hoje em dia, ainda enfrentamos dificuldades de implantação tanto nas escolas públicas e privadas.

Conforme a Constituição Federal Brasileira, no artigo 208, é dever do Estado prover o amparo educacional especializado às pessoas com necessidades especiais. De acordo com o IBGE (nstituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mais de 40 milhões de Brasileiros vivem a experiência de pelo menos um tipo de deficiência, seja ela intelectual, visual ou motora. Esse número equivale a mais de 20 % da população do país.
Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Edicacionais Anísio Teixeira) no ano de 2018, o Brasil registrou 48,5 milhões de matrículas nas mais de 181 mil escolas do país. Já o número de matrículas de pessoas com deficiência chegou a 1,2 milhão, o que representa, aproximadamente, 2,5% do número total de matrículas. Entretanto, esse número teve um aumento de 33,2% em relação aos índices de 2014.
Se formos considerar os estudantes com deficiência entre 4 e 17 anos, verifica-se um aumento de 87,1% (2014) para 92,1% (2018)

A acessibilidade na escola é um conjunto de condições e possibilidades para que as pessoas tenham autonomia e segurança para utilizar espaços, públicos ou privados. Vejamos como aplicar a acessibilidade na escola e melhorar a experiência dos alunos.
Uma mudança importante é o planejamento da acessibilidade aquitetônica. É ideal que os estudantes entrem por uma via de baixo tráfego e que haja pelo menos uma rota acessível via rampa (a largura mínima é de 80 cm), as rampas devem estar presentes em todos os andares, com corrimãos de duas alturas, de 92 cm e 70 cm.
Mudanças de atitudes e comportamentos são válidas e são uma forma de promover a acessibilidade, por exemplo:
- quando for conversar com um cadeirante, tente sempre ficar na mesma altura dele, se possível, sente-se. Além de eliminar o desconforto que ele teria, ao ficar olhando para cima o tempo todo, a conversa fica mais agradável;
- não se apoie em cadeiras de rodas ou muletas, pois os equipamentos não são acessórios. Eles funcionam como uma extensão do corpo das pessoas com deficiência. O excesso de peso pode tornar-se tornar desagradável;
- antes de prestar auxílio a um portador de necessidades especiais, pergunte se ele deseja a sua ajuda. Alguns deles são bem independentes e já se adaptaram a situações rotineiras, como subir escadas ou realizar outras atividades. Forçar ajuda pode ser invasivo e inconveniente.
Considerações finais sobre acessibilidade na escola

Como vimos no artigo o número de estudantes nas escolas públicas e privadas vem crescendo ao longo dos anos e aplicar a acessibilidade na escola é muito impotante para a inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais.
Que bom seria que todos os ambientes utilizassem os produtos e soluções que a Lagge Acessibilidade traz e que todos os deficientes, seja qual for deficiência não se restringissem a este ou aquele lugar para refeição, passeios, compras, etc., mas que tivessem segurança de que onde quer que fossem iriam com tranquilidade, sabendo que não correm riscos de queda.
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